Competição para compositores Brasileiros

9 de junho de 2009



Um desafio musical

Como os compositores brasileiros podem contribuir para a música contemporânea de concerto? Este é o desafio que esta competição propõe.

A Nieuw Ensemble, uma das melhores orquestras de música contemporânea da Europa, é reconhecida por suas colaborações com compositores de outras culturas musicais, como os da china e do oriente médio. Os instigantes resultados destas interações levaram à idéia de expandir as atividades da orquestra em direção à América latina e, mais especificamente, ao Brasil.
A orquestra, fundada em 1980, possui uma instrumentação única composta por instrumentos de cordas tangidas, como o bandolim, o violão e a harpa, em combinação com sopros, cordas e percussão. A escassez de literatura para esta formação levou a NE a construir seu próprio repertório, encorajada pelo contínuo contato com compositores de diferentes culturas, paises e gerações. Os programas apresentando peças especialmente escritas para a orquestra por compositores chineses, tais como Tan Dun e Guo Wenjing, atraíram grande atenção mundial. Ao
longo de sua trajetória, mais de quatrocentas obras foram escritas para o conjunto, dentre as quais figuram peças de renomados mestres como Franco Donatoni, Elliott Carter e Brian Ferneyhough. A Nieuw Ensemble tem Ed Spanjaard como regente.

A Competição para Compositores Brasileiros é organizada por BAMdialogue, uma iniciativa dedicada a promover o intercâmbio musical entre o Brasil e Amsterdã. A idéia desta competição é descobrir a música de compositores atuais brasileiros, colocando seu trabalho sob visibilidade internacional. Por ser um centro de música contemporânea mundialmente reconhecido, Amsterdã se oferece como o lugar ideal para tal objetivo. As peças ganhadoras serão apresentadas no festival Gaudeamus Music Week, um evento internacional único, exclusivamente dedicado à musica contemporânea e organizado pelo famoso Music Center the Netherlands (antiga Fundação Gaudeamus).

A Nieuw Ensemble e o BAMdialogue procuram abrir um portal de intercâmbio recíproco entre o Brasil e a Holanda, esperando que o resultado desta troca seja fértil para a composição e execução de música nova. Read the full story